Semi-Frio de Chocolate e Café (Bimby)

Preparação / Cozedura
Dificuldade Difícil
Pessoas 10
Ícone Facebook Ícone Facebook Hover
Ícone Twitter Ícone Twitter Hover
Ícone Pinterest Ícone Pinterest Hover
Ícone Favorita Ícone Favorita Hover
Ícone Imprimir Ícone Imprimir Hover
Ícone Email Ícone Email Hover
Semi-Frio de Chocolate e Café (Bimby)

Ingredientes

  • 200 gr. de Chocolate NESTLÉ SOBREMESAS 44%Cacau
  • 400 gr. de natas LONGA VIDA
  • 2 colheres (de chá) de NESCAFÉ
  • 4+2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 chávena de chá de leite achocolatado
  • 1/2 chávena de licor de whisky
  • 4 Folhas de gelatina
  • 3 colheres (de sopa) de farinha
  • 4 colheres (de sopa) de açúcar colorido
  • 3 colheres (de sopa) de óleo
  • 4 ovos
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher de chá de açúcar baunilhado
  • 3 colheres (de sopa) de chocolate em pó

Chocolate

Chocolate 44% Cacau Nestlé Sobremesas
44% Cacau

A tablete culinária Nestlé Sobremesas ideal para quem prefere um perfil de cacau mais suave.

COMPRE JÁ

Preparação

primeiro Passo

Começar pelo bolo. No copo da bimby coloca-se a borboleta. Junta-se os 4 ovos e 4 colheres de sopa de açúcar. Programa-se 4 min., vel. 4, temp. 37º. Depois mais 4 min., vel. 4 (sem temperatura). Eu bato sempre os ovos inteiros com o açúcar desta maneira. Faz com que o bolo cresça e fique bem fofo. Retirar a borboleta. Juntar o chocolate em pó e o óleo, programar 30 seg., vel. 3. Acrescentar a farinha e o fermento e programar 10 seg, vel. 3. Untar uma forma de aro amovível com margarina e farinha e deitar nela o preparado. Levar a forno pré-aquecido a 190º até ficar cozido. Verificar com um palito, assim que sair seco retirar o bolo do forno e desenformar para arrefecer mais depressa. Regar com o leite achocolatado para que fique bem húmido. Ir picando com o palito para que absorva bem o leite. Deixar arrefecer por completo e voltar a colocar na forma de aro amovível para se montar o semi-frio.

segundo Passo

Preparar a mousse de chocolate da seguinte forma: Demolhar as 4 folhas de gelatina em água fria. Dissolver o café solúvel num pouco de água (como se fosse para um café). No copo da bimby deitar o chocolate partido em pedaços e adicionar o café, 5 min., temp. 60º, vel. 3. Juntar as folhas de gelatina demolhadas e bem escorridas e misturar 10 seg. vel. 3. Aguardar um pouco para a temperatura baixar. Pelo bucal e sempre com a máquina a trabalhar na vel. 3 deitar 4 gemas uma a uma. Deixar bater por 2 min., vel. 3. Bater as 4 claras em castelo, e juntar o açúcar, até obter um merengue forte (quem o quiser fazer na bimby, tem que o fazer em 1º lugar), e envolver delicadamente com a espátula no preparado de chocolate. Deitar por cima do bolo. Reservar no frio para que solidifique mais depressa.

terceiro Passo

Como se pode ver a forma já estava quase cheia apenas com a camada de chocolate... Por isso com a receita da mousse de café fiz apenas metade. A espuma branca: Demolhar uma folha de gelatina em água fria. Derreter a gelatina num pouco de água quente. Bater as natas até ficarem firmes (para ajudar, juntei uma carteira de fixante), juntar o açúcar e bater até ficar bem firme. Retirar 120 gr. de natas (tirei duas colheres de sopa), e reservar as restantes para a mousse de café. Juntar uma colher (de chá) de açúcar baunilhado e a gelatina derretida. Misturar bem e deitar por cima da mousse de chocolate que entretanto já solidificou.

quarto Passo

Fazer a Mousse de Café: Dissolver o café solúvel em água quente (como se fosse um café), e dissolver nele as folhas de gelatina demolhadas. Adicionar o café às natas já batidas e juntar o licor de whisky (usei uma colher de sopa de whisky). Misturar tudo delicadamente e deitar por cima da camada branca: Levar ao frio de um dia para o outro, ou no mínimo 4 a 5 horas.

quinto Passo

Para desenformar basta passar com uma faca para ajudar a soltar o semi-frio, retirar o aro amovível da forma e desenformar com cuidado. Enfeita-se a gosto. Usei apenas raspas de chocolate branco. É uma sobremesa muito vistosa e que rende imenso.

RECEITA POR LUÍSA ALEXANDRA MARQUES

Recomendações

Atribua uma pontuação e partilhe com a comunidade as suas sugestões sobre a receita
Semi-Frio de Chocolate e Café (Bimby)

Classificação / 2

1 2 3 4 5
5 Estrelas / 0
4 Estrelas / 0
3 Estrelas / 0
2 Estrelas / 2
1 Estrela   / 0

Comentários / 0

Para enviar o seu comentário entre em Nestlé Sobremesas.

Ver mais

Receitas Semelhantes